O poder da amizade

9be1407e32bb8bcae852c2dcd2d2d12090c89e46_originalAs “PESSOAS” são um dos maiores presentes de Deus em nossas vidas. Quando se pensa que presentear alguém, é certo que pensamos que objetos que gostaríamos de ter, como computadores, vídeo-games, carros, casa e etc, mas Deus pensa em pessoas. Quando Ele viu que Adão estava sozinho, Ele deu a ele uma esposa e companhia. Quando Ele viu que o mundo precisava, Ele nos deu Jesus. Quando Ele quer mudar uma empresa, comunidade ou nação, Ele levanta pessoa que irá atender Seus propósitos.

Grandes relacionamentos são um sinal de uma vida próspera, mas eles não surgem por acaso. Infelizmente, vivemos em um mundo repleto de relacionamentos problemáticos. Não estou dizendo apenas de divórcios, mas de relacionamentos em pedaços, como acontece em famílias e em parcerias de negócios. A realidade é que você certamente não recebe por acaso um bom casamento, um grande relacionamento ou uma grande parceria de negócios. Os princípio é que o que você semear no relacionamento determinará o que irá colher.

Muitos não atuam de forma diligente nos relacionamentos, e quando estão com problemas, procuram desesperadamente por respostas ou ajuda. A verdade é que se a dor ou a amargura de um mau relacionamento não for curado, há um grande potencial de futuros relacionamentos serem afetados. No entanto, a boa notícia é que até mesmo aqueles que tem se machucado em relacionamentos íntimos podem aplicar princípios bíblicos, utilizar os fundamentos corretos e construir ótimos relacionamentos.

Então você quer saber como construir bons relacionamentos, certo? A Bíblia é o maior e melhor manual ou guia que nós temos acesso e que cobre todos os princípios que precisamos para construir relacionamentos bem sucedidos em todas as fases da vida. A Bíblia fala sobre casamento, amizade, paternidade, relacionamento entre chefe e empregados, liderança, como tratar o próximo… e como ter ótimo relacionamento com Deus.

O poder da amizade

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. (João 15:13-15)

Solidão

E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. (Gênesis 2:18)

No filme “Náufrago”, o ator Tom Hanks interpreta um funcionário do FedEx que foi abandonado em uma ilha remota no oceano Pacífico por quatro longos anos. A necessidade por uma amizade era tanta que o fez manter a sanidade apenas conversando com uma bola de volei que ele nomeou de “Wilson”. O confinamento solitário é uma das mais severas medidas de punição a um indivíduo. Bem, enquanto relacionamentos íntimos erguem nossas vidas, o isolamento acaba com tudo. No início, Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só…” (Gênesis 2:18)

Ele nos criou para conhecer a benção da intimidade e que em nosso interior há o desejo e a necessidade de companhia. Infelizmente, há muitos que nunca parecem trazer outras pessoas para suas vidas. Há um provérbio que diz:

“Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.” (Provérbios 18:1)

Este provérbio descreve uma pessoa que faz a escolha de se desconectar dos outros para “buscar seu próprio desejo”. Ao invés de contribuir para um relacionamento, tais pessoas estão neles por conveniência, para alcançar um objetivo ou pela busca de aprovação ou afirmação.

Pessoas que estão procurando apenas seus próprios desejos inevitavelmente fazem suas escolhas que convergem para suas buscas. Por exemplo, alguém que tem problemas com álcool irá fatalmente se envolver com companheiros de bebedeira. Um  conselho sábio irá sugerir que ao invés de relacionamentos que aflorem suas fraquezas, deve-se buscar construir amizades que os fortalecem e os desafiem.

O ponto de partida para a construção de grandes amizades está em tomar decisões inteligente sobre que iremos permitir se aproximar de nós. Nós precisamos de pessoas que irão nos edificar e nos levem à frente, e é exatamente o que faz bons amigos.

Na próxima semana abordaremos os temas “Construindo grandes amizades” e “Fidelidade e amor”.


Referência: How To Maximize Your Life – Brian Houston

Tradução: Tiago tavares

Comentários

Comentários